Comprar uma Casa pronta ou Construir?

casa na web




Qual será a melhor opção, comprar ou construir sua Casa?







Depende, já que não existe exatamente uma opção melhor do que a outra, o que você precisa é conhecer todos os aspectos que envolvem a questão, para decidir corretamente:

Se você esta em duvida, entre comprar sua casa ou construir? O que você precisa para decidir é de informação, pois em qualquer uma das opções existem vantagens e desvantagens, veja a seguir os detalhes de cada uma das opções e faça uma boa escolha.

Comprar uma Casa Pronta (Vantagens):

Você esta diante de uma construção terminada, e pode avaliar todos os aspectos que a estrutura e planta deste imóvel oferecem.

Não existe mais o risco de problemas ocorrerem durante a construção, tais como: paralisação da obra por chuvas, a falta de planejamento correto do orçamento, erros de projetos e gestão entre outros.

Você pode fazer sua mudança rapidamente, em quanto em obras mais complicadas e lentas isso pode levar até 12 meses.

Os bancos estão habituados a financiar a compra de um imóvel pronto, e menos a construção deste, isso significa mais opções e praticidade no processo de financiar a casa já construída, inclusive alguns bancos sequer fazem o financiamento da construção.

A compra de casas prontas e novas dentro de condomínios possui alguns aspectos interessantes, entre eles são: financiar á compra do imóvel direto com a construtora, ter garantia desta em casos de problemas estruturais e obter um bom desconto na compra se houverem muitas unidades disponíveis.

É mais fácil encontrar uma casa pronta em uma região com amplo comercio, colégios e serviços próximos, do que um terreno bem localizado para construir.

casa na web




Isso ocorre porque nas regiões desenvolvidas a maioria dos terrenos já foi utilizada para a construção. 






Comprar uma Casa Pronta (Desvantagens):

Sem duvida a principal desvantagem é o preço! Construir uma casa pode sair até 30% ou mais barata do que comprar um imóvel pronto, com as mesmas características e na mesma região.

A documentação de um imóvel usado pode ser um problema. Acumulo de dividas, hipotecas e inventários são mais comuns do que parecem. Em um imóvel construído toda a legalização depende de você, embora em alguns aspectos como a liberação do habite-se possa ser complicado, o processo esta em suas mãos.

Em algumas situações uma casa pronta pode estar em tão mal estado, que a melhor solução é demolir e construir outra no local, se este for o caso, encontre um terreno próximo se houver e construa, não há sentido em pagar por um imóvel que será demolido, para construir outra casa no local, a menos que não existam terrenos á venda na região!

Construir uma Casa (Vantagens):

Com certeza a principal é o preço, se não houver problemas com o estouro de seu orçamento ou outros que impactem no valor da construção, a economia pode chegar á mais de 30 % se comparado á compra da casa já pronta. Isso ocorre por que você esta pagando somente o valor da construção, mão de obra e projeto.

Outra vantagem que se destaca é a possibilidade de fazer um projeto adaptado as suas necessidades, ou seja, salvo as limitações técnicas, o projeto pode ser exatamente como sonhou, e este é um aspecto impar de quem constrói sua própria casa!

Embora vários aspectos relacionados á legalização da obra existam (Saiba Mais), e depois de concluída a construção o habite-se, de certo o fato destes documentos e legalizações dependerem somente de você já é uma vantagem, e conforme citamos acima é muito comum ter imóveis de terceiros com situações muito complicadas.

casa na web




Construir uma casa para vender posteriormente pode ser um excelente negocio imobiliário!






Se tudo for feito dentro de um planejamento correto, a margem de lucro sobre a venda pode ser superior a 30%. Isso significa que além da moradia, você fez um excelente investimento, aumentando seu patrimônio (Saiba Mais).

Como foi você que construiu sua casa, as plantas e a estrutura do imóvel são bem conhecidas, isso facilita em 3 aspectos: solucionar problemas que ocorram, manutenção e ampliação do imóvel. Inclusive somente quem constrói sua Casa pode dispor já no projeto (Planta) futuras ampliações.     

Construir uma Casa (Desvantagens):

Construir uma casa não é tarefa das mais simples, é preciso planejamento um bom projeto e principalmente de bons profissionais envolvidos do inicio ao fim do processo. A escolha dos profissionais é fundamental e o acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro é aconselhável.

Um detalhe a parte é a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, e os altos preços cobrados, certifique-se de que tem uma equipe coesa para a execução da construção, antes de qualquer iniciativa, indicações de empresas e profissionais nessa hora são bem vindas.

Encontrar um terreno bem localizado ou que tenha uma infraestrutura básica de serviços públicos (água, eletricidade, esgoto...) e comercio local pode ser complicado e inviabilizar a construção, os preços altos dos terrenos também podem ser um empecilho.

Não adianta ter um bom terreno, e não possuir o projeto, sem este nada pode ser feito, o custo de um bom projeto pode chegar a até 10% do valor da construção, fique atento a este aspecto.  

casas



Os bancos não estão habituados a financiar a construção do imóvel, sendo mais comum financiar o imóvel pronto.






Embora exista uma tendência entre os bancos de ampliar a linha de credito para construção, pode não ser simples encontrar um financiamento apropriado para este propósito (Saiba Mais).  

Agora você pode definir com mais clareza, que caminho tomar e para facilitar este processo e a obtenção de orçamentos consulte os serviços abaixo, basta clicar nos links em azul para encontrar o que precisa:

Foto Topo: StudioPar - Arquitetos Associados - Projeto em Niterói (RJ).

Redação e Divulgação | Sergio Amaral | Casa na Web

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente texto. Obrigado pelas comparações entre ambos os assuntos.

Casa na Web disse...

Bom Dia!

Nós Hermes é que agradecemos sua participação.

Um Abraço da Equipe Casa na Web

Unknown disse...

Otimo texto mesmo, realmente ajuda na hora da decisão ! Obrigada !

Postar um comentário

Deixe seu nome e email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Casa na Web