Reforma de sobrado Geminado do século 19.

reforma de casa




No tradicional bairro do Jardim Botânico (RJ), acompanhe a reforma de um antigo sobrado geminado do século 19.






Em um sobrado geminado com apenas um pequeno pátio aos fundos, o jovem arquiteto Pedro Varella enfrentou o desafio de fazer nascer uma nova casa que abrigasse confortavelmente seus pais e que tivesse muita luz, elemento indispensável para habitar e humanizar os espaços de moradia:

Situado em uma vila operaria tombada no terreno da antiga Chácara do Algodão, no Jardim Botânico, zona Sul do Rio, o sobrado de 120 m² foi inteiramente remodelado, expandiu áreas e recebeu um pavimento a mais, totalizando 300 m². Pedro limpou a planta original do térreo, muito recortada por paredes, e expandiu a porção esquerda até os limites do terreno.

Nessa área situava-se a garagem, suprimida e transformada nas áreas de estar e jantar, interligadas visualmente. A luz foi obtida com a inserção de três espaços descobertos, que pontuam a planta a partir da rua até o limite posterior e também atendem à legislação que exige pelo menos 20% de área livre na construção.

reforma de casa

O pátio dos fundos, remanescente original, foi mantido e transforma­do com tratamento paisagístico e piso de granito cinza levigado. Um novo pátio envidraçado foi criado para dividir o estar e o jantar, de maneira a criar um prisma de luz em toda a extensão dos pavimentos. 

Por ser descoberto, Pedro optou por um piso tipo deck, de madeira cumaru, apoiado diretamente no contra piso, que se destaca em meio ao assoalho de madeira do entorno. Um último pátio foi desenhado na fachada frontal com o auxílio de um muro que protege a intimidade da família e cria um espaço reservado ao ar livre, também dividido por vidro transparente.

reforma de casa

Todos esses focos de luz se beneficiaram das paredes inteiramente brancas de todos os ambientes. "O mais relevante nesse projeto é o tema da luz, e o desafio de conduzi-la por meio da arquitetura", explica. Foi essa visão que conferiu à caixa de escadas que leva aos pavimentos superiores um domo de cobertura por onde também flui a luz. 

Para evitar o bloqueio desses raios, e permitir o máximo alcance da claridade, os degraus da escada metálica que levam ao último andar não possuem espelho, somente um piso de madeira. "Toda a estrutura da escada nova é metálica e muito delgada, assim como os guarda-corpos desenhados para todos os lances", explica Pedro.

O segundo pavimento ficou reservado aos dormitórios. Mais uma vez, Pedro modificou a planta original, criou banheiros e rearranjou as áreas dos quartos. O desenho das janelas dos quartos nasceu no escritório do arquiteto, e confere um destaque particular a arquitetura da casa.

reforma de casa

O conjunto é formado por robustos caixilhos de madeira que abrigam uma folha de vidro e uma camada de brises verticais pivotantes, que se recolhem conforme a necessidade. "O piso e as esquadrias foram os maiores investimentos nesse projeto", explica.

A solução se destaca na fachada branca como um grande requadro de madeira que cobre a extensão frontal e, junto com os brises, confere uma identidade contemporânea ao sobrado.

Originalmente, a construção foi feita com estrutura de concreto no térreo e tijolos autoportantes no primeiro pavimento, não dimensionados para suportar uma nova laje de piso nem tantos recortes na planta.

reforma de casa

"A inserção do segundo pavimento exigiu um arcabouço específico, que também auxiliou no suporte estrutural do primeiro andar", explica Pedro. A demanda foi resolvida com uma estrutura metálica independente das paredes perimetrais da casa, formada por oito pilares perimetrais tipo I com fundações próprias, que correm até a estrutura de cobertura do último andar, também metálica.

Nesse piso predomina o uso intimo, com sala, escritórios e terraço com apoio. Grandes esquadrias piso-teto de madeira sustentam panos de vidros transparentes que dividem o interno do externo. 

A continuidade espacial promovida pelas aberturas complementa-se pelo deck de cumaru que se prolonga a partir do assoalho, até encontrar uma área de varanda descoberta, revestida por placas de porcelanato técnico antitérmico com acabamento rugoso para permitir maior aderência.

reforma de casa

"Esse piso permitiu um conforto térmico excelente nos dois dormitórios do andar inferior, já que um simples cimentado provocaria um calor insuportável nesses ambientes", explica. A madeira no andar é reforçada pela presença de pérgulas na parte inferior das vigas metálicas, que protegem a faixa externa do deck e a sala intima da insolação direta.

Dados da Obra:

Área construída: 300 m²
Custo total da Obra: 3 mil reais/m²

Ficha Técnica:

Arquitetura: Pedro Varella
Apoio técnico: Campo Aud - Gabriel Duarte, Renata Bertol, Ricardo Kawamoto.
Colaboradores: Juliana Sicuro, Alice Tepedino, Caio Calafate, João Calafate, Paula Deamon.
Execução da obra: Pedro Varella.
Mestre de obras: Edmilson Tonassi.
Projeto estrutural: Armando Mendes Neto. 
Projeto de instalações: Evandro Bassos.
Fornecedores: Estrutura Metálica e Serralheria mais Ferro.

Reportagem: Simone Sayech 
Fotos: Feines Bild (Antonia Cattan E Chistopher Baasner)

Serviços:





Edição e Publicação | Equipe | Casa na Web

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas essas casas não tem as fachadas tombadas pelo IPHAN??????

Rede Lar&Cia disse...

Boa Tarde!

Sendo o arquiteto deste artigo um profissional da área de construção e projetos, acreditamos que este tenha tomadas as precauções para legalização da reforma.

Não temos os detalhes específicos sobre como este procedeu à aprovação deste projeto nos órgãos competentes.

Atenciosamente.

Atendimento Rede Lar&Cia.

Postar um comentário

Deixe seu nome e email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Casa na Web