Como fazer o projeto de uma Casa.




Veja neste artigo, como elaborar o projeto de sua casa.







Concepção da ideia da casa, fazer rascunhos sobre a planta e finalmente contratar um profissional de arquitetura para criar o projeto.


Construir o projeto de uma casa não é uma tarefa tão simples com muitos podem imaginar. Quando olhamos para uma planta de uma casa, às vezes não imaginamos o trabalho a ser desenvolvido, antes que a planta fosse materializada. 

Para tal, três etapas são importantes para a construção do projeto de uma casa: A concepção da ideia, os rascunhos e a contratação de um profissional para executá-la. 

1. Concepção da Ideia: 

O primeiro passo é na verdade a concepção da ideia ou as diretrizes que futura casa terá. É necessário de antemão especificar o tamanho, a quantidade de dormitórios, vagas de garagem, área externa, entre outros. 

Algumas pessoas preferem ver alguns modelos de casas prontas ou de plantas existentes para a partir dali conceber suas próprias ideias, a respeito daquilo que deseja na sua futura residência, outros preferem definir levando em conta suas próprias necessidades sem utilização de modelos. 

Seja ela qual for a sua estratégia, o importante é ter em mente aquilo que você vai precisar na sua futura casa, para então começar a fazer alguns rascunhos a respeito. 

2. Rascunho: 




Rascunho aqui significa plantas que você mesmo pode desenhar! 







Mesmo não sendo um profissional de engenharia ou arquitetura você poderá criar no papel da melhor maneira possível, a representação das suas ideias em termos de espaço, tamanho e posicionamento da casa em relação ao terreno e dos cômodos dentro da própria casa.

Esta etapa é muito importante pois ajuda o profissional de arquitetura a compreender melhor aquilo que você pensa, e o que você espera em termos de resultado do trabalho que ele irá desenvolver. É claro que por não ser um profissional da área você ira cometer alguns erros, mas não se preocupe, o importante é você representar bem aquilo que pensou e o que deseja que seja feito. 

3. Contratação de um Arquiteto: 

Finalmente você deve contratar um profissional de arquitetura para criar não só a planta baixa, mas todo o projeto que será usado para aprovação na prefeitura da sua cidade, e também pelos profissionais que irão fazer a execução da obra. 

O arquiteto é um profissional capacitado a observar os seus desenhos, e transformá-los em um projeto viável em todos os sentidos, desde a melhor forma de aproveitar os espaços, até a usabilidade da casa que envolve iluminação, ventilação e o conforto que você irá precisar. Afinal arquitetura é arte de trabalhar com o bom senso aliado ao bom gosto. 

E lembre-se o projeto final não é composto apenas por uma planta, mas também a parte elétrica, hidráulica, a fachada da casa, o formato do telhado, entre outras partes.

Vejam os vídeo a seguir, com 40 casas para inspirar seu Projeto:


Serviços:




Fonte: Forum da Construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome e email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Casa na Web